“Olho o ovo na cozinha com atenção superficial para não quebrá-lo. Tomo o maior cuidado de não entendê-lo. Sendo impossível entendê-lo, sei que se eu o entender é porque estou errando. Entender é a prova do erro. Entender o ovo não é um modo de vê-lo.” (o ovo e a galinha – in Felicidade Clandestina, ed. Rocco, pág 46)
Procurando manter o espírito de um não entendimento, posto que o entender colapsa as infinitas possibilidades do “infinito informe” (Milton), a EPP nos convidou para uma análise dessas possibilidades, um pensar juntos, tendo como pano de fundo o conto “O Ovo e a Galinha”, de Clarice Lispector, que ela mesma afirma não compreender.
O evento faz parte do ciclo “Visão Binocular” da Escola Paulista de Psicanálise, onde um integrante da Escola e um convidado tecem seus comentários a respeito do assunto, abrindo espaço para um proliferar de novas ideias, que podem ser colocadas em trânsito e pensadas por todos nós!
Data/horário: 26/04/22 - 20h (terça-feira) - Evento gratuito, aberto ao público em geral e realizado através de videoconferência.
Convidados: Flávio Benites - Psicanalista formado pela EPP, membro efetivo do Instituto Ékatus. Professor de graduação em Letras e Pós-graduação em Linguística na Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), onde também lidera o Grupo de Pesquisa “Escrituras: sentidos em (dis)curso” e Luciane Slomka é Psicóloga, Psicanalista, Escritora e professora do curso de Psicologia da UNISINOS.
Coordenação: Grupo Ateliê de Ideias - Maria Foster, Fernanda Hisaba, Lilian Afonso, Sueli Matsuki, Tatiana Costa e Fabiana Tessaro.
_______________________________
Dúvidas: Tel.: (11) 3628-1262; WhatsApp (11) 9 9876 9939 ou
Atenciosamente, Equipe EPP.