Em um dos mais emblemáticos casos clínicos de Freud serão discutidas questões sobre a técnica psicanalítica como o tempo do tratamento, o estatuto da teoria na condução das interpretações e o conceito de fantasias de caráter filogenético, como a cena primária.
O objetivo dos encontros é tentar justamente uma aproximação dos textos freudianos destacando neles o que tem de singular em relação aos demais, e ao mesmo tempo tentar retirar as infinitas camadas de interpretações que foram se acumulando e que se justapõe aos seus textos, frutos de inúmeros comentadores e mesmo do próprio movimento psicanalítico. As vezes o que se diz hoje como sendo “freudiano” se encontra muito distante do que está nos seus textos, daí a necessidade de se evidenciar a sua singularidade dentro do pensamento psicanalítico de hoje.
Data/horário: 11/09/2019 - 20hs. Evento gratuito, aberto ao público em geral e realizado através de videoconferência.
Docente: Alexandre Esclapes - Psicanalista, professor, escritor e diretor da EPP-Escola Paulista de Psicanálise e do Instituto Melanie Klein-IMK. Autor do Livro: A pobreza do Analista e outros trabalhos 1997-2015 e também Organizador Anual da Coleção Transformações & Invariâncias.