tr?id=1902345913565961&ev=PageView&noscript=1 Webinário: Lamento e melancolia com o psicanalista Ale Esclapes - 17/04/2019

Blog

O melhor conteúdo da internet sobre psicanálise

Webinário: Lamento e melancolia com o psicanalista Ale Esclapes - 17/04/2019

Webinário: Lamento e melancolia com o psicanalista Ale Esclapes - 17/04/2019

A melancolia descrita por Freud não é a mesma descrita desde de Hipócrates, e sim um caso particular das já estudas desde Hipócrates. Em que momento um tipo de humor se transformou em uma doença? Pode-se afirmar que a Melancolia é o mesmo que depressão? As pessoas ditas “melancólicas” são mais inteligentes?

Nesse evento pretendemos fazer um percurso do tema de Hipócrates a Freud e depois traçar linhas de desenvolvimentos dentro da psicanálise em Klein e Bion

O objetivo dos encontros é tentar justamente uma aproximação dos textos freudianos destacando neles o que tem de singular em relação aos demais, e ao mesmo tempo tentar retirar as infinitas camadas de interpretações que foram se acumulando e que se justapõe aos seus textos, frutos de inúmeros comentadores e mesmo do próprio movimento psicanalítico. As vezes o que se diz hoje como sendo “freudiano” se encontra muito distante do que está nos seus textos, daí a necessidade de se evidenciar a sua singularidade dentro do pensamento psicanalítico de hoje.

Data/horário: 17/04/2019 - 20:00hs. Evento gratuito, aberto ao público em geral e realizado através de videoconferência. Vagas limitadas por ordem de chegada.

Docente: Alexandre Esclapes - Psicanalista, professor, escritor e diretor da Escola Paulista de Psicanálise-EPP e do Instituto Melanie Klein-IMK. Autor do Livro: A pobreza do Analista e outros trabalhos 1997-2015 e também Organizador Anual da Coleção Transformações & Invariâncias. Atende em consultório particular: adultos e adolescentes (individual ou casais).
_______________________________
Dúvidas: Tel.: (11) 3628-1262; WhatsApp (11) 9 9876 9939 ou Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. 
Atenciosamente, Equipe EPP.