Freud nos levou até o conceito de Superego, termo criado para designar uma instancia psíquica herdeira dos desejos e anseios que nossos pais tinham sobre nós – uma instância que exige respeito e fala a língua da culpa. Por sua vez, Melanie Klein, ao analisar crianças pequenas e pacientes psicóticos descobriu uma outra instância a qual deu o nome de superego arcaico, cujo imperativo categórico do pensamento kleiniano é – não matarás!
Se no superego freudiano entra em jogo a transgeracionalidade, no de Klein, isso não ocorre. Não matarás estaria na base de todo início de relações humanas.
Neste terceiro encontro da série o Decálogo, o imperativo “não matarás” foi discutido tanto do ponto da psicanálise quanto do Zen Budismo, mostrando que o mesmo não se restringe às tradições judaico-cristãs.
Data/horário: 19/05/17 (Sexta-feira) das 14:00hs. às 18hs.
Local: Auditório da Livraria Martins Fontes Paulista** - Av. Paulista, 509 (ao lado da estação Brigadeiro do Metrô).
Palestrantes: Monja Zentchu Silva - Formou-se monja Zen Budista no Mosteiro Feminino Aichi Senmon Nisodo, de Nagoya, Japão sob orientação da Reverenda Aoyama Shundo Docho Roshi. Nasceu em Caracas, Venezuela e desde 2005 faz parte da comunidade Zendo Brasil sob responsabilidade de Monja Coen Roshi.
Vera Lúcia Garcia - Psicanalista e professora do Programa de Formação da Escola Paulista de Psicanálise.
Entrada Franca: aberto ao público em geral e emissão de certificados mediante a solicitação (enviados por e-mail, desde que conste assinatura na Lista de Presença).
*Os títulos se referem aos nomes dos episódios da série em polonês.
_______________________________
Dúvidas: Tel.: (11) 3628-1262; WhatsApp (11) 9 9876 9939 ou
Atenciosamente, Equipe EPP.