A psicanálise nasceu imersa em um caldeirão cultural na Alemanha do século XX, onde o romantismo e o idealismo eram escolas fortes de pensamentos. Ecos desses movimentos se encontraram nas reflexões de Freud, em suas formulações sobre a neurose e histeria.
Nesse encontro o Prof. de Filosofia Daniel Rodrigues Plácido apresentará uma série de conceitos e autores do romantismo dentre eles: Novalis, Schlegel, Goethe, Hölderlin, W. Blake, F. von Baader, G. de Nerval, Schelling e Fichte. E por outro lado o psicanalista Alê Esclapes apontará como foram as influências nas obras de Freud e de autores posteriores da psicanálise, como Winnicott e Bion.
Palestrantes: Daniel Rodrigues Plácido - Bacharel em Filosofia pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP). Possui Licenciatura em Filosofia pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP-USP) e Especialização em História Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo-PUC-SP (em curso). Atualmente é pesquisador do Centro de "Estudios sobre el Esoterismo Occidental de la Unión de Naciones Suramericanas" (CEEO-UNASUR), sob a direção do Dr. Juan Pablo Bubello (Universidade de Buenos Aires, Argentina).
Ale Esclapes - Psicanalista, professor e diretor da Escola Paulista de Psicanálise-EPP e do Instituto Sándor Ferenczi-ISF. Autor do livro: A Pobreza do Analista e Outros Trabalhos 1997-2015 e Organizador da Coleção Transformações & Invariâncias.
Data/horário da gravação: 19/06/2015 - 14hs. - Auditório da Livraria Martins Fontes Paulista - Av. Paulista, 509 (ao lado da estação Brigadeiro do Metrô - Linha Verde)
A Escola Paulista de Psicanálise-EPP em parceria com a Livraria Martins Fontes Paulista realizaram uma série de cursos breves interdisciplinares ao longo do ano de 2015. Estes eventos visam o melhor entendimento da psicanálise e suas origens teórico-clínicas. São destinados à psicanalistas, psicólogos, estudantes de psicologia e demais interessados.
_______________________________
Dúvidas: Tel.: (11) 3628-1262; WhatsApp (11) 9 9876 9939 ou
Atenciosamente, Equipe EPP.